Qual vídeo/vlog vocês querem no canal do youtube?

Pesquisar este blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Google Analytics

A Blogueira

A Blogueira
Estudante de Análises Clínicas, formada em técnico em farmácia, técnico em química e atualmente maquiadora profissional, aquariana, 29 anos, adora escrever, adora livros, Potterhead.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, graças a Deus. Sei que sumi novamente mas como sempre tem motivo: correria do chá de cozinha da minha prima e agora correria para os preparativos do casamento (vestido, calçado, etc) fora que fui para Curitiba fazer exame de ressonância magnética.

Vamos ao post de hoje

    A importante notícia foi dada no dia 12 de Novembro de 2013, durante o HEMO 2013. Agora é lei: todo sangue coletado no país deverá ser testado com o NAT, exame que oferece uma segurança 84% maior que os outros testes quanto à contaminação pelo vírus das Hepatites "B" e "C" e é 68% mais seguro em relação à contaminação pelo vírus da AIDS (HIV), diminuindo o tempo entre a contaminação do doador e sua detecção no sangue, período denominado "janela imunológica".
    Segundo o Dr. Giorgio Baldanzi, Diretor Médico do HEMOBANCO da cidade de Curitiba e membro do Comitê Científico Médico da ABRASTA, a segurança das transfusões de sangue depende da sensibilidade dos testes de detecção de anticorpos e antígenos no doador.
    Com os testes utilizados até então, a detecção do HIV pela janela imunológica era de cerca de 15 dias e da Hepatite C, 45 dias. Com o teste NAT, a janela imunológica do HIV cai para sete dias e Hepatite C, dez dias. A tecnologia para a detecção da Hepatite B com o NAT chegará ao Brasil em 2014.
    Sua obrigatoriedade na rede pública de saúde é esperada a mais de 11 anos. A ABRASTA se dedicou muito para também garantir que esta segurança estivesse disponível a todos os portadores de talassemia do país.
    Em 2012, inclusive, a Associação realizou pelo segundo ano consecutivo o Manifesto NAT, assinado por mais de cinco mil pessoas e entregue em mãos ao ministro da saúde, Alexandre Padilha.
    "Esta posição do Ministério da Saúde era aguardada pelos pacientes, profissionais e serviços de hemoterapia há muito tempo. Agora, com todo o sangue testado, a população passa a ter a certeza de que tudo está sendo feito para evitar a transmissão de algum vírus que venha a comprometer sua saúde e, consequentemente, sua vida", disse o Dr. Giorgio. E completa: "embora o risco ainda exista, na medida que ele seja cada vez menor, traz mais tranquilidade para todos aqueles que necessitam ou virão necessitar de transfusões"
   
Produção Nacional

    Desde 2011, o NAT está em fase de implementação e é produzido pelo laboratório público Bio-Manguinhos, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a produção do NAT no país deve gerar uma economia anual estimada em R$100 Milhões.

Mudanças para os doadores de sangue

    Nesta mesma data, também foi anunciada que a idade para a doação de sangue será ampliada de 67 para 69 anos,aumentando em dois milhões o público potencial de doadores. Em 2012, pessoas a partir de 16 anos também passaram a fazer parte de possíveis doadores voluntários.
    Atualmente, são coletadas 3,6 milhões de bolsas por ano no Brasil, que correspondem a 1,8% da população. Mas, segundo o Ministério da Saúde, é importante que este número chegue aos 3%.



FONTE: INFOABRASTA - Edição 28 - Ano 9 - Novembro e Dezembro 2013 - Página: 8 - Por Tatiane Mota






2 comentários:

marcelia disse...

Gostei de saber que diminuiram o tempo, isso dá mais segurança né flor
magrafelizpensa.blogspot.com

Fernanda Rebeque Rebello disse...

Marcelia...sim flor, dá mais segurança tanto para o doador quanto para o paciente. Te agradeço pela visita ao meu blog....:a